Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Turismo na cidade; uma estratégia de planejamento paisagístico



Na primeira semana de junho, a Prefeitura de Limeira articulou a primeira Conferência sobre Turismo de Negócios em nossa cidade. A meta era reunir representantes de vários setores para elaborar, em conjunto, um plano de desenvolvimento de ações para o turismo de negócios no município.
Reunidos no Centro de Ciências Osvaldo Roberto Leite estavam secretários do governo e o Prefeito Paulo Hadich (PSB) juntamente com a equipe da secretaria de Turismo e Eventos recebendo os representantes dos setores de jóias e bijuterias, turismo rural e histórico, setor de mudas e plantas, faculdades e escolas técnicas, bares, hotéis, restaurantes, associações, entidades e sindicatos, que após a fala das autoridades se dividiram em grupos temáticos para planejar o turismo no município e o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longos prazos.

No grupo que abordou Turismo Rural as questões levantadas como prioridades fizeram parte da infra-estrutura como um mapa de localização da área rural, melhoria e manutenção constantes das estradas rurais, um planejamento para segurança envolvendo Guarda Municipal, Polícia Cívil e Militar e coleta de lixo englobando uma campanha de conscientização de moradores e da população flutuante que aluga chácaras nos fins de semana. A criação de um site que mostrará os atrativos e locais para o turismo rural em Limeira também foi proposta.


Uma nova Limeira
Na abertura o presidente da Câmara Municipal, Ronei Martins (PT) disse que “somos capazes de pensar uma cidade, que dê condições para todos, somente se todos nós assumirmos a responsabilidade por essa construção, aí com certeza nós construiremos uma nova Limeira”.  
Paulo Hadich durante sua fala tocou na questão sobre as conferências que estão acontecendo nesse seu primeiro ano de governo, “devemos discutir tudo aquilo que permite construir o planejamento que vai ser o governo como um todo. A participação popular é uma das linhas mestras de nosso governo” e sobre turismo relatou o que já pode sentir nestes 5 meses de governo; “Limeira era uma cidade muito fechada para o turismo, com potencial pouco explorado e descoordenado é necessário que comecemos a apoiar os investimentos em um parque hoteleiro, por exemplo, pois as oportunidades de sediar alguns eventos estão aparecendo e estamos perdendo. Precisamos também entender a importância de nossa localização e construir um conjunto de atividades para o setor de turismo para recebermos empreendimentos que estão sendo concebidos em nossa região. Nosso setor industrial tem muito a ser explorado e o setor de serviço de turismo vem junto com esse nosso potencial. Devemos extrair ao máximo aquilo que temos”, destacou o prefeito.

Ronei Martins, Antonio Lima, Paulo Hadich, Wlademir dos Santos, Florisvaldo de Moura, Bruno Bortolan


Porque uma pessoa visitaria Limeira
Paulo Hadich também comentou que está se orientando pela tese da arquiteta e urbanista Alessandra Natali Queiroz, convidada como palestrante na Conferência onde abordou o tema “Turismo Regional e sua nova tendência”, que faz parte de sua pesquisa de 4 anos e está inserido em sua tese de doutorado: “Parque agroambiental em quadrilátero do interior paulista: uma estratégia de planejamento paisagístico ambiental”. Na palestra Alessandra contou que vem estudando Limeira, a cidade onde mora e como poderia contribuir criando instrumentos para desenvolver nossa cidade e região na sua área profissional. Para estimular as conversas dos grupos, Alessandra colocou 3 perguntas para as discussões: “Qual o futuro desejável? Porque uma pessoa visitaria Limeira? O que a cidade oferece de atraente?”. “Essas questões ajudam a vencer alguns obstáculos, através das respostas podemos criar um cenário e visualizar os meios de concretizá-lo” disse ela.

Representando o Conselho de Turismo

Após as discussões que durou em torno de uma hora e meia, todo o grupo presente, cerca de 70 pessoas, se reuniu novamente e expôs suas propostas, elegeram-se os representantes para o Conselho do Turismo além de votar 36 ações para serem realizadas até 2017. 

Capa da edição 132 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 132 do Jornal Pires Rural, 17/06/2013 - www.dospires.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar