Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 23 de julho de 2013

Cooprafan já movimenta setor produtivo

Treinamento para novos cooperados


A cooperativa de agricultores de Artur Nogueira (Cooprafan) iniciou o treinamento para novos cooperados na última semana de junho. O treinamento, além de representar uma exigência para a filiação, orienta os agricultores com conceitos e reflexões sobre o trabalho coletivo com o tema “Noções básicas em Cooperativismo”.

Com apoio técnico da Cati do Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi Mirim e incentivo da Prefeitura de Artur Nogueira a cooperativa publicou um convite no qual se inscreveram 11 agricultores interessados em se filiar a Cooprafan. O treinamento teve como atividades mostrar as noções básicas do cooperativismo com suas regras e atuação, seu planejamento estratégico e as formas de como será comercializada a produção dos agricultores familiares sócios da cooperativa. Os técnicos da Cati estiveram o tempo todo orientando os diretores da cooperativa no cronograma do treinamento, interagindo com os novos cooperados com dinâmicas, palestras e depoimentos tratando de como será fazer parte da cooperativa. Após esse treinamento, o próximo passo para a filiação é uma avaliação realizada pelo conselho administrativo da cooperativa e o pagamento da contribuição da cota parte. Segundo Rosimaldo José Magossi, presidente da Cooprafan, “a cota parte é um valor exigido para entrar na cooperativa, pois já tivemos vários gastos e agora alugamos esse galpão, que será a sede da cooperativa. Conseguimos uma verba do Governo do Estado que aplicaremos na montagem do escritório e na compra de equipamentos para beneficiamentos de nossos produtos, aí a cooperativa já estará pronta para vender no atacado e varejo”.

O objetivo da Cooprafan é comercializar os produtos de seus cooperados além de contribuir para diversificar e melhorar a produção local. Trabalhando de forma organizada para poder gerar melhor renda aos agricultores familiares dando condições econômicas para plantarem e permanecerem no campo. A cooperativa vai fomentar a demanda de produtos na cidade e região com funcionários contratados para o escritório e na parte de vendas. Sua receita virá da taxa de serviço sobre as operações.


Cooperados participam da dinâmica do cabide.


Capa da edição 133 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 133 do Jornal Pires Rural, 02/07/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar