Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Projeto Reflorestar:100 mil novas árvores em área de Abastecimento de Cosmópolis


Novas mudas em área de manancial de Abastecimento de Cosmópolis


Através de uma busca por ampliar parte de seus projetos de compensação ambiental e desenvolvimento sustentável, a Katoen Natie (leia-se catô nasse ) uma companhia multinacional de produtos químicos com sede em Antuérpia, Bélgica e filial em Paulínia, SP, criou o Projeto Reflorestar, que tem o ambicioso objetivo de plantar cerca de 100 mil árvores nativas às margens da represa do Rio Pirapintigui, beneficiando diretamente 90 mil pessoas das cidades de Cosmópolis e Paulínia e tornando-se o maior projeto de reflorestamento em área contígua do Estado de São Paulo.

O projeto é uma compensação ambiental pela ampliação da área do Centro de Distribuição Multimodal da Katoen Natie está sendo realizado em parceria com a Usina Ester, que cedeu um terreno de 58 hectares na cidade de Cosmópolis onde o projeto teve início com um evento de apresentação no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

“Estamos muito felizes em encontrar um parceiro como a Usina Ester. Para a Katoen Natie, o cuidado com o meio ambiente é um valor, mas não foi fácil encontrar uma área com os requisitos necessários e a Usina Ester cedeu a área e vem participando ativamente neste projeto. Estamos mais felizes porque a Katoen Natie pode continuar seu crescimento no Brasil, contribuindo, cada vez mais na conservação da biodiversidade do país”, relata o diretor presidente da Katoen Natie, Erik Klönhammer.


O local onde será feito o reflorestamento é, atualmente, manancial de abastecimento da cidade de Cosmópolis (e uma parte de Paulínia), ou seja, a única fonte de água para os moradores da cidade. O plantio irá recuperar mais de 580 mil metros quadrados de mata original, o equivalente a 12 km de árvores se alinhadas, com 114 espécies de árvores nativas no entorno da represa.

Tiago Souza Barros(Diretor Usina Ester), Didie Vanderhasout
(Consul da Bélgica), Dr. Paulo Nogueira (Ambientalista), Erik
Klönhammer (diretor-presidente Katoen Natie)

Capa da edição 132 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 132 do Jornal Pires Rural, 17/06/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar