Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cidades Resilientes: Limeira assume compromisso

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente aos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.

A cidade de Campinas obteve classificação em setembro 2012. No Brasil 45 cidades aderiram à Campanha da ONU, destas (55%) estão localizadas no estado de São Paulo. Na última semana de maio Iracemápolis, Atibaia e Limeira foram as três últimas cidades da região de Campinas a receber a certificação "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando", da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Certificado de compromisso com a Resiliência Frente aos Desastres é entregue a cidades em que o Prefeito, Defesa Civil e organização da sociedade civil, em Limeira Ong Viva Pires assumem o compromisso da campanha para redução dos desastres e alcançarmos 10 passos colocados como metas pela Organização das Nações unidas, ONU.

"Limeira conta com um Plano de Prevenção de Riscos, o mesmo justifica projetos para requerer verbas como as bacias de contenção (antigos piscinões) na área urbana nas regiões do Tiro de Guerra, jardim Aeroporto, Cecap, saída para Cordeirópolis e a limpeza da bacia de contenção do Parque das Nações", afirma o diretor da Defesa Civil em Limeira Aparecido Severo Xavier dos Santos.

O apoio das comunidades é muito importante para que o município possa obter resultados na prevenção em conjunto com a Defesa Civil no caso de possíveis catástrofes. "O objetivo é que as comunidades aprendam a lidar com os próprios problemas como, por exemplo, quando assistimos a população do Japão sendo treinada para agir na ocorrência de terremotos, até a chegada dos primeiros socorros a comunidade já tomou as devidas precauções para minimizar o número de vítimas", salientou Aparecido. 

Capa da edição 132 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 132 do Jornal Pires Rural, 17/06/2013 - www.dospires.com.br]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar