Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cooperativa de Artur Nogueira recebe verba do Governo do Estado

Diretor da CATI regional Mogi Mirim Luiz Bonatti, presidente da Cooprafan
Rosimaldo Magossi e o governador do estado Geraldo Alckmin


A Cooprafan (Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Artur Nogueira) participou de uma cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, para assinatura da liberação de recursos para execução do Plano de Negócios pleiteado pela cooperativa.

O projeto apresentado pela cooperativa, através da 2ª Chamada do Projeto Microbacias II – acesso ao mercado, do Governo do Estado de São Paulo solicitou uma verba de R$ 148.827,46, para a estruturação de uma unidade de venda no atacado e varejo do processamento dos produtos dos cooperados que são agricultores familiares em Artur Nogueira. Trinta por cento desse valor deverá vir do caixa da cooperativa.

O presidente da Cooprafan, Rosimaldo José Magossi participou da cerimônia assinando a liberação de recursos juntamente com a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi. Na oportunidade o governador Geraldo Alckmin disse que “o Microbacias II é mercado, acesso a mercado. O nosso desafio é melhorar a renda do nosso agricultor, dar a ele uma renda melhor. Então, não é dinheiro emprestado, é de graça, não precisa pagar nada, é um programa específico para associações e cooperativas, voltado ao pequeno agricultor, para melhorar a sua renda e estimular associativismo e o cooperativismo” expressou o governador. 

O Microbacias II subvenciona até 70% do valor total das propostas, no caso da Cooprafan o valor é de R$ 103.854,22 que será destinado aos poucos, a cada etapa executada no cronograma apresentado no plano de trabalho, acompanhada por um técnico local da Cati. Haverá o reembolso dos valores diretamente na conta da cooperativa.

Para o presidente Rosimaldo, essa verba foi conquistada com muito trabalho, “desde 2009 estamos elaborando o estatuto da cooperativa com os 32 associados. Queremos comercializar nossos produtos, diversificar e melhorar nossa produção. Com essa verba será implantado nosso galpão onde teremos 3 tipos de formas de venda; venda direta para o consumidor e merenda escolar, venda aos associados e venda ao atacado como restaurantes e lanchonetes. Agora vai vir mais trabalho porque vamos depender de nossos conhecidos para comprar nossos produtos e assim fazer girar a cooperativa. Estamos também chamando novos cooperados, porque precisamos de diversos produtos para atender o mercado” pontuou.


De acordo com a engenheira agrônoma da Cati de Artur Nogueira, Roseli Borges, o Microbacias II, trata-se de um incentivo do Governo do Estado de São Paulo para as organizações, compostas, predominantemente, por agricultores familiares e que comprovem a viabilidade do seu negócio, com foco na comercialização. 

Presidente da Cooprafan, Rosimaldo Magossi, a Secretária de Agricultura e
Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi e o diretor 
da CATI regional Mogi Mirim Luiz Bonatti


Capa da edição 133 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 133 do Jornal Pires Rural, 02/07/2013 - www.dospires.com.br]

Um comentário:

  1. Boa tarde, informo que a Associação dos Produtores Agrícolas de Limeira APAL também foi contemplada com o apoio do Microbacias II-Acesso ao Mercado para implantação de um Entreposto de comercialização de produtos da Agricultura Familiar, o mesmo programa citado nesta reportagem, curioso não ter sido dado importância neste meio de comunicação.

    ResponderExcluir

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar