Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Manifestação em Limeira


Foi no cruzamento das ruas Tiradentes com Tenente Belizário que a manifestação de Limeira tomou corpo com o apoio dos moradores do edifício aplaudindo e piscando as luzes de seus apartamentos. Parece incrível mas o libertário Tiradentes e o militar Tenente Coronel Belizário Leite de Barros (prefeito de Limeira em 1898) se encontraram de forma pacífica com parte da população limeirense manifestando-se por seus direitos.





Cartazes e vozes
Na onda que tomou conta das ruas de todo o País, dia 20 de junho, Limeira juntou-se aos protestos contra o aumento das tarifas do transporte público, desde o início do mês, que foram ganhando força, infelizmente registrando vários casos de confrontos e vandalismo. Com isso diversas cidades anunciaram a redução das passagens.





Sem declaração explícita com partidos políticos a marcha “pedia”, de forma pacífica, de tudo um pouco, com cartazes e palavras de ordem. Liam-se dizeres como “Luto pelos mais de 300 cães assassinados em Santa Cruz do Arari”, “Movimento contra a corrupção em Limeira”, “Viver não vale nada se eu não me expressar”, “Não a PEC 37” e “Vem pra rua Limeira”. Ouvia-se a todo o momento o Hino Nacional, “Abaixo a corrupção”, “O povo unido jamais será vencido” e “vem pra rua vem” (o vídeo dessa manifestação está em no post abaixo: “Passeata em Limeira uniu jovens idealistas”.





Câmara Municipal
Após a marcha chegar até a Prefeitura o helicóptero Águia da Polícia Militar fez um sobrevôo pelas ruas onde a passeata se concentrava e por não ser exigido foi embora. Meia hora depois a passeata se direcionou para a Câmara dos vereadores onde o clima esquentou. 
Os manifestantes chegaram durante a Sessão Ordinária com o grito de “sem vandalismo”, pouco a pouco o Legislativo foi sendo tomado pelas pessoas. Ronei Martins (PT), suspendeu os trabalhos para receber a multidão. No meio das discussões, alguns manifestantes sugeriram que fossem feitas 10 propostas aos vereadores e faladas em plenário. Mas os manifestantes não conseguiram se organizar e Ronei que estava dialogando com os manifestantes foi acertado com um ovo. “Não estamos em lados opostos e sim juntos, por mais que não queiram a participação de políticos, o que é legítimo por parte do movimento, mas estamos reconhecendo a importância dessas manifestações que ecoam por todo o país”, disse Ronei.
A partir de então, os vereadores conversaram com os jovens que permaneceram no Legislativo e pediram novas rotas para os ônibus, mobilidade urbana, construção de ciclovias, redução da tarifa do transporte, instalações de Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) do secretário de Governo Mauro Zeuri e do novo zoológico; exoneração do secretário de Administração, Tércio Garcia e melhorias na Saúde e na Educação.
A Presidência da Câmara, por meio de nota, informou que foram feitas duas deliberações em conjunto com os integrantes dos movimentos. A criação de um encontro quinzenal, sendo um espaço democrático referente às demandas da população, e o agendamento de uma reunião entre o prefeito Hadich e integrantes do ato.








As manifestações realizadas em todo o Brasil, no dia 20 de junho, levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas. Em Limeira os dados dão conta de que 6.000 pessoas estavam nas ruas por volta das 18 h. 

Capa da edição 133 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 133 do Jornal Pires Rural, 02/07/2013 - www.dospires.com.br]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar