Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os Luteranos nos Pires

Durante o mês de outubro a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires, fundada em 1873, realizou uma programação para comemorar os seus 140 anos de fundação. Conheça um pouco dessa história.



No dia 09 de março de 1852, no porto de Hamburgo, na Alemanha, 37 famílias de luteranos sobem a bordo do Veleiro Emilie e zarpam rumo ao Brasil. Eram originárias do Grão Ducado de Holstein, norte da Alemanha. Chegam ao porto de Santos dois meses depois (em 10/05). Nove destas famílias seguiram para a Colônia Sete Quedas, em Campinas e 27 famílias seguiram para a Fazenda São Jerônimo, de propriedade do Senador Francisco Antônio de Souza Queiroz (genro do Senador Vergueiro) para cumprir com o contrato de trabalho feito.
Nos anos 1856/57, quinze famílias alemãs, depois de terem cumprido com seus contratos de trabalho, puderam, com muito sacrifício, adquirir terras na então Vila de Limeira.
Os que haviam trabalhado na Fazenda São Jerônimo tratava-se ‘dos Kühl’, ‘dos Hardt’, ‘dos Jürgensen’, ‘dos Asbahr’, dos Dibbern’, ‘dos Schnoor’ e ‘dos Stahl’ (chegados ao Brasil em 1852) e os que haviam trabalhado na Fazenda Ibycaba eram ‘dos Hafliger’, ‘dos Bürger’, ‘dos Stahlberg’, ‘dos Lange’, ‘dos Ivers’, ‘dos Maaz’, ‘dos Ulrich’ e ‘dos Tetzner’ (chegados ao Brasil, também do Grão Ducado de Holstein, no ano de 1847). A terra que estas quinze famílias adquiriram era um desmembramento da então Fazenda do Feital, de propriedade de Francisco José Pires, mais conhecido como Bairro do Chico Pires. Por isso toda área acabou ficando conhecida como Bairro dos Pires.

Entre si
Pelo fato de ainda não conhecerem muito bem a língua portuguesa e nem os costumes da terra, se mantiveram, de início muito "entre si". Houve um longo tempo no qual estas famílias se reuniam em suas casas para compartilhar suas experiências, sua fé e o estudo da Palavra de Deus.
O primeiro pastor a prestar um atendimento mais regular a estas famílias foi o Pr. Johann Jacob Zink, que morava em Campinas. O primeiro batismo realizado foi o de Joachim Asbahr, filho de Heinrich Asbahr e Margarethe Dibbern, que nasceu em 25/09/1869 e foi batizado em 31/10/1869 pelo Pr. Zink, tendo como padrinhos Joachim Heinrich Dibbern e Catharine Ladewig. Quem sabe, teria sido esta a data do primeiro culto!

O trabalho imenso na vasta seara
Em outubro de 1874, o Pr. Friedrich Müller foi enviado pela Sociedade Missionária de Basiléia (Suiça), ao Brasil. Ele fixou residência em Limeira, Bairro Pires, onde permaneceu até sua morte em 2 de dezembro de 1918.
Além do atendimento pastoral era preciso alfabetizar as crianças. Construíram um Centro Comunitário que servia como local de cultos, escola, reuniões diversas e moradia do pastor.
Preocuparam-se também com um cemitério, na época era costume e necessidade a Comunidade manter seu próprio cemitério. Sobre isto dispomos de esparsas notícias. Sabemos que o primeiro doador do terreno foi o Sr. Christian Heinrich Friedrich Stahl (1824-1905). Todavia, das várias sepulturas existentes, apuramos que o primeiro sepultamento foi no ano de 1890. Na lápide consta o nome de Cristhina Büll que faleceu com apenas 27 anos (1863-1890). No ano de 1920 o Cemitério da Comunidade foi encampado pela Prefeitura Municipal.


A Igreja Evangélica de Confissão Luterana
No dia 03 de outubro de 1873, já com Salão Paroquial e casa pastoral construídos (naquela época só a Igreja Católica podia ter templos), que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires foi inaugurada. O terreno onde foi construído o Salão Paroquial foi doado por Christiano Stahl e João Hafliger. A sua primeira denominação foi "Deutsche Evangeliche Kirchengemeide Pires" (Comunidade Evangélica Alemã Pires), sendo em 1926 registrados seus estatutos.
Em 1927 a Comunidade filiou-se ao Sínodo Evangélico Brasil Central. Em 07 de novembro de 1939 foi registrada, no cartório de registros de Limeira, como "Associação Evangélica Pires" e publicado no Diário Oficial, sendo que até essa data todos os registros de reuniões realizadas na comunidade eram em alemão.
Entre os anos de 1947 e 1948 foi construído o atual templo, sendo inaugurado em 02 de maio de 1948.
Em 1º de outubro de 1972 foi aprovado o atual estatuto da Comunidade, que passou a denominar-se "Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires".
Quando do Centenário da Comunidade do Bairro dos Pires em 1973, fazendo justiça aos antepassados, o culto de gratidão a Deus teve seu início junto à sepultura do Pr. Friedrich Müller (1847-1918). Somente em 1977 chega a Pires o primeiro pastor formado no Brasil.
Por ocasião dos 140 anos da imigração alemã ao Bairro dos Pires, foi realizado em nossa Comunidade em junho de 1992 um culto festivo com a participação da Comunidade da Igreja Evangélica Luterana no Brasil - IELB, fundada também no Bairro dos Pires já há algumas décadas, por irmãos que se desligaram da nossa Comunidade, por motivos de desentendimento.
Pastores que passaram pela Comunidade: Pr. Johann Jacob Zink; Pr. Friedrich Müller; Pr. Theodor Albert Koelle; Pr. Otto Eugen Jung; Pr. Wilhelm Wilms; Pr. Johannes Raspe; Pr. Karl Johannes Georg Müller; Pr. Gerhard Johannes Paul Graetz; Pr. Oscar Henning; Pr. Mauri Kappel; Pr. Renato Gerber; Pr. Antonio Carlos Behrens; Pr. Germanio Bender e novamente Pr. Renato Gerber.



Capa da edição 139 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 139 do Jornal Pires Rural, 04/10/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar