Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A produção agrícola garante nossa sobrevivência

A distribuição de alimentos pelo PAA; É feito um levantamento junto aos órgãos de promoção social para saber quais entidades e instituições estão cadastradas para receber os alimentos.


Há 4 anos, na cidade de Araras a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região, vem atuando junto aos produtores rurais para garantir uma renda mínima e a permanecia desses agricultores em suas terras. O jornal Pires Rural foi até Araras, para conhecer um pouco mais sobre a Cooperativa e verificar na prática como acontecem as entregas de alimentos pelos agricultores aos programas governamentais de aquisição de alimentos para escolas e instituições.

Segundo o presidente da Cooperativa, José Ribeiro de Araújo, mais conhecido como Sr. Araújo tudo começou com a adesão de Araras ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Como os agricultores estavam organizados através da Associação de Apicultores constituída há 8 anos atrás, que ainda mantém sua produção e seus associados, resolveram formalizar a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região, “vimos que para alavancar nossas vendas nas cidades da região aos programas governamentais era preciso constituir uma cooperativa. No início foram apenas 25 produtores e hoje contamos com 230 fornecedores, entre Araras, Pirassununga e Leme”.

Zé Maria engenheiro agrônomo e o presidente da cooperativaSr. Araújo: em busca dos produtores familiares ligados a cooperativa para ofertar os produtos como cenoura, beterraba, couve, cebolinha, alface, chicória, tomate, laranja entre outros. "A prestação de contas é feita a cada 30 dias para a Conab que após 20 dias deposita o valor na conta da Cooperativa'.


Além do Sr. Araújo, o engenheiro agrônomo, aposentado pela CATI, José Maria Baptista ou Zé Maria dão o sangue pela Cooperativa que é como uma empresa e os encargos e tributos são altos. Sr. Araújo cita como exemplo o suco de laranja que eles pagam 18% de ICMS mais 6% de impostos federais, fornecendo além de Araras para as cidades de Conchal, Mogi Guaçu, Leme, Santa Gertrudes e Cordeirópolis.
Outro entrave está na regularidade da produção, “alguns agricultores não tem controle de suas culturas, muitas vezes apostando em baixa produtividade e quando vai colher há um excesso de produção que nem imaginavam”, afirmou Sr. Araújo.

Cada entidade se encarrega de retirar sua cota semanal


PAA
A distribuição de alimentos pelo PAA funciona com a elaboração de um projeto para a Conab de São Paulo. É feito um levantamento junto aos órgãos de promoção social para saber quais entidades e instituições estão cadastradas para receber os alimentos. Depois disso é feito um levantamento nas entidades verificando o número de pessoas e a faixa etária, com isso é feito a somatória de quantas toneladas de alimentos podem ser entregues por ano. De acordo com esses números Sr. Araújo sai em busca dos produtores familiares ligados a cooperativa para ofertar os produtos como cenoura, beterraba, couve, cebolinha, alface, chicória, tomate, laranja entre outros. Esses produtores entregam os alimentos uma vez por semana em um ponto da Cooperativa e cada entidade se encarrega de retirar sua cota semanal. O PAA é livre, não obriga os agricultores a entregar os alimentos caso ele constate que o preço de mercado seja maior. A prestação de contas é feita a cada 30 dias para a Conab que após 20 dias deposita o valor na conta da Cooperativa.

Segundo Zé Maria o desafio é grande, mas nesses 40 anos de experiência tem lhe dado a certeza de que não pode desistir pelo simples motivo de que “o ser humano não pode ficar mais de 1 minuto sem ar, que é purificado pelas árvores que estão na área rural. O ser humano não pode ficar mais de 7 dias sem água que é produzida nas nascentes que estão na área rural. O ser humano não aguenta ficar mais do que 30 dias sem se alimentar, e os alimentos são produzidos na área rural”.

Religiosamente as instituições inscritas vão buscar as gratas "doações".



Capa da edição 138 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 138 do Jornal Pires Rural, 20/09/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar