Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 29 de março de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTAURA INQUÉRITO CIVIL PARA APURAR A PRÁTICA DE CRIME AMBIENTAL NA LAGOA DO JARDIM DO LAGO

A Associação dos moradores do Jardim Aeroporto recebeu confirmação de seu pedido de Instalação de Inquérito para apurar a prática de crime ambiental na área situada entre o Jardim do Lago e o Jardim Aeroporto, onde existia duas lagoas. A área está recebendo obras referentes ao projeto de revitalização da área pleiteado pela Associação numa longa luta de reinvidicações que inclui a denúncia junto ao Ministério Público.
A carta da confirmação da 6a  Promotoria de Justiça de Limeira, ofício no 156/06 – 6a P é motivo de reconhecimento de uma luta incansável pela revitalização da área, conta Luiz Gomes da Silva Filho, conselheiro fiscal da Associação. O mais importante de toda essa história feliz é que a população não abandonou o local, pelo contrário, passaram  ocupar o local para prática de lazer mesmo com a precariedade apresentada. Durante todo o período de luta, a população esteve presente no local afirmando a importância daquele lugar  a vida da comunidade. Luiz nos descreveu todo o processo de luta percorrido pela Associação para que pudessem garantir que a obra fosse realizada.

” As Associações de Bairro que não quiserem aprender com a gente nos faz pensar que mantém um vínculo com a Prefeitura ou não quer executar o seu verdadeiro papel frente á comunidade que representa”, afirma Luiz.

Lagoa do Jardim do Lago, pedido de Instalação de Inquérito 


O caminho percorrido começou com um abaixo-assinado em 2004. No mesmo ano o tema da Campanha da Fraternidade era  Água: Fonte de Vida. A mobilização para o referido problema relacionado á água no bairro foi realizar a via sacra no local da antiga lagoa, local que o lixo estava matando a nascente (afluente do Rio Piracicaba).
Na Câmara Municipal, a Associação participou da tribuna livre e lançou o convite para a comissão de meio ambiente ir até o local para avaliar a gravidade do problema. Alguns vereadores compareceram ao local juntamente com a comissão.
Dando andamento ao processo de mobilização no local surge o projeto da 1a Ecoatividade, na semana do meio ambiente. A organização envolveu a comunidade, comércio local e escolas da região. 
Durante esse período a Associação teve incansáveis conversas com a Secretaria do Meio Ambiente e a orientação que receberam foi de procurarem pelo Programa Limeira Saudável, pois os mesmos dispunham de uma verba para uma ação na comunidade que fosse de suma importância para o município. A Associação se colocou através de uma carta de intenção apresentando toda a problemática e importância de toda a execução do Projeto para o município. Desta forma o Projeto do Jardim Aeroporto foi selecionado, e começou uma série de discussões com diversas Secretarias para apresentação do Projeto. “Nessas reuniões tínhamos o acompanhamento do ambientalista Fábio Cristiano de Castro ( in memorian )  que questionou alguns fatores do Projeto como área de proteção permanente, vegetação a ser plantada, equipamentos usados na obra. E ai não fomos compreendidos e deixados de lado”, afirma Luiz.

Luiz Gomes da Silva Filho, conselheiro fiscal da Associação dos Moradores do Jardim Aeroporto

A partir daí foi feito um novo projeto para apresentar à Secretaria do Meio Ambiente.
Chegada a época das eleições para prefeito, a Associação destinou uma cópia de uma carta de intenção para cada que candidato  tomasse consciência da problemática do local.
Em 2005 aconteceu a 2a Ecoatividade. Desta vez com a presença do Secretário do Meio Ambiente Richard Drago que prometeu perante a população a execução do Projeto.
Incomodados com a longa espera da obra nasce o Projeto  Viva Melhor com o objetivo de promover a integração e a socialização entre os moradores da região: utilizar o espaço físico da área de preservação ambiental de maneira educacional, através da conscientização ambiental. Idealizado pela graduanda em Educação Física – Marly Inácio de Oliveira e realização conjunta com Associações de Bairro da região sul. O Projeto envolve a população em todas as faixas etárias e acontece todos os domingos á partir das 16:00h.
Em dezembro de 2005 foi deliberado na reunião da Associação, a produção de um Dossiê pela própria Associação justificando a problemática local e a denúncia junto ao  Ministério Público do Estado de São Paulo para apurar a prática de crime ambiental.

Marly Inácio de Oliveira, responsável pelo Projeto Viva Melhor

No mês de junho aconteceu a 3a Ecoatividade com mobilização de 2000 pessoas com a presença do prefeito de Limeira – Silvio Félix e a promessa de realização da obra.
Dia 6 de dezembro de 2006 chega a confirmação para a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto sobre a instalação de inquérito referente ao inquérito civil n• 021/2006, 31/11/06.
“O sonho com luta vira realidade”, comemora Luiz.


[Matéria publicada originalmente na edição 31 do Jornal Pires Rural, 14/12/2006 - www.dospires.com.br]


Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar