Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 29 de março de 2015

A venda de orgânicos nos mercados

O setor que envolve toda a cadeia de produtos orgânicos está em plena mudança. De um lado, a gestão das grandes redes, de outro a visão dos agricultores. E ambos tentando se adequar às necessidades dos consumidores.
De acordo com o mercado varejista, a parcela de consumidores desse setor ainda é pequena, tem alto poder aquisitivo e os produtos variam com preços de 20 a 50% maiores que os “não orgânicos”. A preocupação dos consumidores é com a origem desses alimentos expostos nas prateleiras.

De olho na tentativa de elevar as vendas de produtos orgânicos as principais redes de varejo do país querem propor algumas metas para os produtores objetivando superar algumas falhas de escala dos fornecedores, além de criar suas próprias marcas de produtos orgânicos e light, e divulgá-los através do apelo de produtos saudáveis enxergando neles algo a mais como artigos de bem estar.
Nos laços com os agricultores, algumas redes, através de ações como incentivar os produtores a aumentarem a quantidade de produtos ofertados, têm oferecido a logística de seus sistemas de distribuição na tentativa de reduzir o tempo de entrega para aliviar os preços. Esperam metas de crescimento real acima de 5% ao ano e ampliar os itens oferecidos de 150 a 600 tipos diferentes. Mas alguns seguem cautelosos no mercado, temendo que preços baixos inviabilizem seus negócios


A preocupação dos consumidores é com a origem desses alimentos expostos nas prateleiras


AGRICULTORES
Em um mercado recheado de pequenos a médios produtores a insegurança é se irão vender seus produtos e se terão poder de barganha na hora de negociá-los. Os preços acabam maiores porque a oferta é limitada e a produtividade menor. Em alguns casos o panorama pode mudar pelas variações climáticas. O desafio de negociar no mercado interno é ganhar escala para baratear os produtos e torná-los mais acessíveis, elevando as vendas. Outro problema dos agricultores é a falta de condições de escoar a produção para outras regiões do país o que, em parte, explica a escassez de orgânicos nos supermercados, do Nordeste. Para garantir vendas nos supermercados os agricultores concordam que as estratégias de vendas nesses locais precisam ser eficazes, como a criação de espaços apenas para produtos orgânicos aliando eventos como degustação e campanhas de conscientização para ajudar os consumidores na hora da compra.
Mas um ponto onde todos concordam, quanto à questão da informação, é na falta de regularização de diretrizes para o setor. Uma lei aprovada em dezembro de 2003, que traria mais credibilidade ao setor, ainda não foi regulamentada pelo governo.


Matéria publicada originalmente na edição 33 do Jornal Pires Rural, 15/01/2007 - www.dospires.com.br]

Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…


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