Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 15 de setembro de 2015

AGROINDÚSTRIA DE PRODUTOS ORGÂNICOS – LIMEIRA

Carmem, empresária da Tui, produz alimentos orgânicos desidratados. Atende ao público nomeado single, que vive só em regiões metropolitanas, alimenta-se com produtos fáceis de serem preparados e são exigentes na qualidade do que consomem.Os principais alimentos consumidos pela empresa são abóbora, abóbora cambottia, cheiro verde, brócolis, abobrinha, berinjela, espinafre, escarola, cenoura, tomate, feijões.
A empresária sente muita dificuldade em adquirir os alimentos orgânicos com precisão na entrega e qualidade. Não é o tempo todo que conseguimos produtos com qualidade, os alimentos devem ser selecionados no ponto máximo de maturidade, mas isso não ocorre para quem precisa trabalhar com 100% orgânico, afirma.
Jornal Pires Rural – Qual é a maior dificuldade para quem trabalha com produtores de alimentos orgânicos?
Carmem – O setor tem que melhorar muito para atender a demanda destes alimentos. Os serviços devem ser melhorados. O produtor não tem trabalhado nas soluções de problemas, não bastam os cursos de capacitações, porque todo dia eu corro o risco de não produzir como me ocorre constantemente. Por um problema ou outro o produtor não entrega os alimentos que eu encomendei. Quando chega, dificilmente está correspondendo a um padrão de qualidade. Tudo isso gera custo para uma empresa.
Produto do Tui alimentos
Jornal dos Pires- O mercado quer consumir alimentos orgânicos?
Carmem – Sim. Hoje fica difícil atender a demanda da minha empresa com produtos 100% orgânico. Eu preciso de alimentos como o feijão azul, tive um produtor de Casa Branca que, por problemas, interrompeu a produção, eu não conheço outro produtor de feijão azul e preciso do produto para abastecer o mercado.
Jornal dos Pires- Como é a realidade de sua empresa com essas dificuldades perante os fornecedores?
Carmem- Como pequena empresa, eu não tenho condições de contratar o canteiro do produtor e assumir a logística. Hoje a minha produção é o que eu conseguir dos fornecedores, e , conto com o desperdício, porque quando a mercadoria chega,  minha equipe tem que selecionar, e isso custa caro. Eu coloco no mercado o que eu encontro, e não o que eu preciso.

Carmen Kawall e suas colaboradoras

Jornal dos Pires- Como você entende todo esse processo com o setor de orgânicos?
Carmem- Na minha opinião os produtores orgânicos estão muito interessados em atender o consumidor das bandejas e todo o restante da produção ser jogada fora. Por exemplo, eu trabalho com uma cooperativa de alimentos orgânicos que aquele que vende o alimento na bandeja ganha o mesmo que aquele que vende na caixa, e isso gerou conflitos entre eles, e quem perdeu foi a minha empresa que está sem os produtos (foi suspensa a entrega).




Matéria publicada originalmente na edição 36 Jornal Pires Rural, 10/03/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar