Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

“A polícia está presente, está fazendo abordagens, bloqueio, estamos orientando as pessoas”

Estas são as palavras do Tenente Costa Pereira, que está assumindo interinamente a 5ª Cia da PM, cuja área de atuação é o Bairro dos Pires e região em uma entrevista onde preocupados com o aumento do furto a residências, moradores da área rural, principalmente no Bairro dos Pires, abordaram a questão em reunião recente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central, com o pedido de providências às autoridades.

Bloqueio da PM no Bairro dos Pires.


Os relatos durante a reunião foram de que os imóveis viraram alvo, agora, aos finais de semana, com criminosos se aproveitando da ausência dos moradores. Um dos moradores disse que “na manhã de sábado, o alambrado de uma residência do Bairro dos Pires foi cortado para que os ladrões acessassem o imóvel, onde "fizeram a limpa". Os suspeitos usavam uma caminhonete, levaram tudo o que o morador tinha. Conforme o relato de vizinhos, outra vítima também teve um arrastão em casa, durante a tarde”. Os objetos levados pelos criminosos foram compressor, cortador de grama, motosserra, televisor, celular, mas a indignação é que os ladrões levaram também roupas, além de todos os eletrodomésticos.

Para saber quais as providencias que estão sendo articuladas pela Polícia Militar, conversamos com o Tenente Costa Pereira, que relatou, “o Conseg é um canal de comunicação muito importante para expor nosso trabalho e ouvir da comunidade suas queixas. Infelizmente não pude estar presente nessa reunião do Conseg, pois no dia estava assumindo o comando, aqui da 5ª Cia.”

Sobre a preocupação dos moradores o ten. Costa diz estar ciente, “eu recebo relatos sobre a sensação de insegurança e a atitude para atender essa demanda, hoje, é a colocação de mais uma viatura da PM, além do trabalho da equipe da Patrulha Rural que já é constante, eles rodam uma media de 200 km por dia. Essa nova viatura de apoio é uma Ronda Escolar para fazer o patrulhamento da parte urbanizada da área rural, sendo a via Martinho Lutero, Pires de Cima e de Baixo, além do bairro dos Frades. Gostaríamos de ter muito mais, mas a demanda da área urbana está grande e exige nosso empenho”.

O tenente relatou alguns números, da 5ª Cia, sobre a criminalidade, “em outubro, na área urbana tivemos 35 roubos de veículos, e furtos a residência, de maneira geral, apenas 29. Então, eu acredito que não está sendo registrados, pelos moradores, os Boletins de Ocorrência, por esse número ser baixo, em relação à extensão da área da 5ª Cia. A população estimada na rural pertencente a 5 ª Cia são 12.000 pessoas. Para nós é importante que se elabore o Boletim pois ele é o nosso índice de trabalho”.
Ainda, segundo o Tenente Costa “a possibilidade que temos é aumentar o policiamento ostensivo para estar mais presente e o ladrão que está com a intenção de roubar a propriedade veja a viatura da PM e abandone sua ação. Mas existe aquele marginal que está rondando a localidade com carro legalizado, sem muitas suspeitas, levantando as informações dos lugares mais vulneráveis pra voltar numa oportunidade e praticar o crime. A polícia está presente, está fazendo abordagens, bloqueio, estamos orientando as pessoas a tomarem certos cuidados com suas propriedades, mas o ladrão vai agir no momento em estivermos vulneráveis”.

Tenente Costa também salientou que na área urbana a demanda por atendimento é grande “tem momentos aqui que temos 10 atendimentos e apenas 5 viaturas. Trabalhamos sempre com remanejamentos de viatura e soldados. É uma matemática e nosso medidor é o índice criminal, se não há dados não fazemos incremento. Estamos sabendo dos furtos da área rural pelos meios de comunicação e quero estar na próxima reunião do Conseg para explicar isso aos moradores. E voltando a dizer, os ladrões não saem à toa pra encher a sacola, eles têm informações, eles sondam os lugares, eles estudam o querem e de que forma vão conseguir e se vêem a nossa viatura, nesse trajeto, trocam de lugar ou até de cidade, mas não vão trocar de profissão”.

Em relação às pessoas suspeitas o tenente da PM orienta “aqueles que virem um carro suspeito na localidade, uma pessoa em atitude estranha, comuniquem a PM. Nós temos duas formas de contato para a área rural o telefone Nextel (7811-6377), que é a forma mais eficiente, quanto ao tempo, porque chega diretamente aos Policiais e a outra forma é o número 190, funcionando 24hs por dia, o que não ocorre com o celular Nextel, por que ele só está ativo quando está na escala de trabalho dos policiais, que hoje é das 13hs a 1 da manhã”.

Para finalizar tenente Costa Pereira gostaria de deixar um convite para os moradores que quiserem “venham conhecer a 5ª Cia, temos o mapa da área de nossa atuação. Gostaria de explicar nossa demanda de trabalho e entenderem como fazemos, na medida em que temos os nossos equipamentos procuramos atender da melhor forma a comunidade”, destacou o policial.

Capa da edição 141 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 141 do Jornal Pires Rural, 01/11/2013 - www.dospires.com.br]


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar