Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Parceria entre ICMBio, UNESP e TNC oferece curso de “Modelagem de Corredores Ecológicos”

A turma representando 35 profissionais de 20 instituições

Encerrou dia 20 de dezembro, o curso Modelagem de Corredores Ecológicos e Pagamento por Serviços Ambientais. O curso está sendo oferecido pelo Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC) da UNESP de Rio Claro, em parceria com o Institito Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e a The Nature Conservancy – TNC Brasil. Tal iniciativa faz parte do projeto “Pagamento por Serviços Ambientais - Corredor das Onças”, coordenado pelo ICMBio no interior de São Paulo, e “Ecologia da paisagem: integrando ecossistemas e a urbe”, do LEEC/UNESP. Durante o curso os participantes aprenderão como mapear e identificar fragmentos florestais e áreas mais propícias para criar corredores de ligação entre esses fragmentos, os chamados “corredores ecológicos”. Também é objetivo do curso identificar áreas de maior importância para restauração ecológica em uma agenda de compensação ambiental regional.
Dentre os objetivos do projeto Corredor das Onças destaca-se conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade e quantidade de água na região do interior paulista, reconectando fragmentos florestais e reflorestando as margens dos rios e suas nascentes. Com isto, melhoramos de forma significativa a qualidade dos serviços ecológicos das florestas na manutenção dos ciclos hidrológicos. O objetivo final é aumentar a produção de água e proteger a biodiversidade presente em uma das regiões mais industrializadas e urbanizadas do Brasil.
A produção de água de qualidade, por sua vez, resultará do próprio aumento da área florestada, bem como, do manejo adequado do solo com um uso agrícola mais sustentável.

Parceria
O curso de 40 horas, que acontece no campus da UNESP em Rio Claro, conta com a participação de 35 profissionais de 20 instituições entre gestores das prefeituras de Araraquara, Louveira, Rio Claro e Limeira, além de representantes de sete ONGs, entre elas a Viva Pires de Limeira e cinco instituições de ensino e pesquisa da região (Embrapa, ESALQ, UNESP, UNICAMP e UFSCAR). Ao final do curso, considerando o balanço entre custo de implantação e o benefício para a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecológicos essenciais para a sociedade, os participantes serão capazes de tomar a melhor decisão sobre quais áreas são prioritárias para conservação e restauração florestal, visando à manutenção do abastecimento de água na região. 

Produtores rurais

O projeto Corredor das Onças foi premiado pela Associação das Nações Unidas (ONU) pelos resultados obtidos até o momento. O sucesso do projeto, no entanto, depende da adesão de novos produtores rurais na região das cidades citadas acima, cujos proprietários queiram contribuir para a manutenção da qualidade ambiental da sua propriedade e da região ao entorno. Hoje são 12 propriedades comprometidas na manutenção e restauração de suas áreas de preservação permanentes (APP), recebendo total apoio do projeto para a adequação ambiental e restauração dessas áreas através de financiamento de compensação ambiental de empreendimentos implantados na região. Maiores informações sobre como aderir ao projeto, resultados obtidos e sobre o curso oferecido podem ser obtidas pela internet no endereço http://www.icmbio.gov.br/corredordasoncas/.


Capa da edição 143 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 143 do Jornal Pires Rural, 17/12/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar