Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Posse do primeiro Conselho da ARIE Matão de Cosmópolis


Aconteceu dia 08/03 a posse do primeiro Conselho da ARIE Matão de Cosmópolis, na UNICAMP de Campinas, com a presença do nobre Prof. Dr. Paulo Nogueira-Neto, responsável pela criação dessa unidade de conservação federal (UC).
A ARIE Matão de Cosmópolis é uma Área de Relevante Interesse Ecológico, localizada entre as cidades de Artur Nogueira e Cosmópolis, sendo de propriedade da Usina Açucareira Ester. Sua criação aconteceu por um Decreto Presidencial em janeiro de 1985, completando 28 anos. A administração da ARIE Matão é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (lCMBio), órgão Federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, cujo papel foi desenvolver estudos e reunir membros para compor o primeiro Conselho Consultivo da ARIE. Liderando esse Conselho através do ICMBio está a analista ambiental e agente de fiscalização Márcia Gonçalves Rodrigues.
Presente a posse do Conselho o prof. Dr. Paulo Nogueira-Neto, sempre teve sua vida ligada à defesa do meio ambiente, sua família é proprietária da Usina Ester, ele citou que no cargo federal que exerceu de 1974 a 1986 organizou a criação de ARIE; “A ARIE diferente de outras reservas ecológicas, é uma área de domínio particular que continua sendo protegida definitivamente, haja o que houver como incêndio por exemplo. Então pensei, antes de criar na família dos outros, vou criar a primeira ARIE na minha família. Consultando os meus familiares, todos concordaram e assim foi feito”. Durante a cerimônia Dr. Paulo falou que está “imensamente grato, vendo que a ideia vingou e que hoje existe o Conselho. Os conselhos das unidades de conservação são extremamente importantes porque as indicações ficam como ordens a serem cumpridas”, completou o professor.
A analista ambiental Márcia Rodrigues seguiu dizendo que estávamos vivendo um momento histórico, pois a ARIE Matão é a primeira unidade decretada no Brasil. “Isso me emociona muito. O Prof. Dr. Paulo sempre esteve presente em minha formação. Quando ele criou essa área não imaginava o fato inusitado que teriamos onças pardas “passeando” pelos canaviais, pelos condomínios, visitando fragmentos florestais dessa região. Hoje sou a primeira servidora federal após 28 anos de criação da unidade. A formação do primeiro Conselho da ARIE veio através das reuniões que tive, primeiramente, com os engenheiros da Usina Ester e a cada reunião íamos agregando instituições. Hoje somos compostos por 17 instituições divididas com poder público e sociedade civil”, salientou.
Entre as instituições que fazem parte desse primeiro Conselho da ARIE estão Petrobras/ Paulínia, International Paper, Usina Ester, Prefeituras de Artur Nogueira e Cosmópolis e a ONG Viva Pires. Para Marcel Menconi, presidente da ONG Viva Pires “é uma honra fazer parte desse conselho, pois visa proteger um pequeno fragmento de mata atlântica rodeado pelo pólo industrial, tecnológico e científico de nossa região. Isso é uma atitude de consciência no presente com visão de futuro na defesa do meio ambiente”, destacou.

Os próximos passos da ARIE é colocar em pratica o projeto Corredor das Onças. Para saber mais sobre os projetos da ARIE Matão acesse, www.icmbio.gov.br/corredordasoncas.

[Matéria publicada originalmente na edição 126 do Jornal Pires Rural, 20/03/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar