Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Área rural conta com uma viatura do Pelotão Ambiental

O novo secretário de Segurança Pública de Limeira, Maurício Miranda de Queiroz, revelou na primeira reunião do Conseg (Conselho de Segurança) do ano, realizada no Sesi 408 que com orçamento restrito o objetivo da Secretaria é utilizar os equipamentos que já existem. Isso tanto vale para o sistema de monitoramento por câmeras como para o trabalho da Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM). "Por questão orçamentária, este ano não serão instaladas novas câmeras de monitoramento. O que estamos fazendo é colocar em funcionamento todas as que já foram instaladas, e usar a criatividade", disse.
Segundo Maurício, das 56 câmeras instaladas na cidade, apenas 27 estavam funcionando quando o prefeito Paulo Hadich (PSB) assumiu e já foram reativadas mais sete câmeras. Maurício também afirmou que pretende implantar um sistema de tecnologia de informação para a GCM. O secretário declarou também que quer contar com mais viaturas, convocar mais guardas aprovados em concursos e promover cursos de capacitação para o efetivo da GCM.
Para entendermos melhor como está o trabalho da Guarda conversamos com Ângelo Antonio Gomes de Oliveira, coordenador do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM), ele é formado em gestão ambiental, está há 9 anos na corporação e em 2013 assume como coordenador do Pelotão ambiental.

Jornal Pires Rural: Como está funcionando o Pelotão Ambiental hoje?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Hoje a base do Pelotão Ambiental Municipal se encontra no Bairro do Parronchi. Eram 13 guardas e consegui aumentar mais 4, totalizando 17 GCM atuando no Pelotão. Existem 4 viaturas mais 1 buggy só que no momento apenas uma viatura está rodando.

Jornal Pires Rural: Então tem 1 viatura e mais 4 chegando?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Na verdade as outras 4 viaturas estão saindo do conserto, pois elas quebraram no governo passado e eles não providenciaram o conserto e isto está sendo feito nesse governo. O governo passado não nos deu estrutura, só agora é que estamos conseguindo.

Jornal Pires Rural: Essa nova gestão já fez um planejamento de investimento para o Pelotão Ambiental?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: A principio o Secretario Municipal de Segurança Pública, Maurício Miranda de Queiroz, tomou conhecimento das condições do Pelotão, sugerindo que fosse transferido a base do bairro do Parronchi para o Horto Florestal, onde é o local adequado para o Pelotão, e praticamente ficaria centralizado para distribuir melhor as viaturas.

Jornal Pires Rural: Quanto aos investimentos em equipamentos, armas, capacitação, guardas?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Como eu disse, assim que assumi o Pelotão, consegui mais 4 GCM, conseguimos montar mais duas guarnições durante o dia, que no governo passado era uma e tínhamos dificuldade em arrumar guardas, e está acontecendo um curso de requalificação para os GCM a cada quinze dias. Foi feito o recolhimento de todas as armas da corporação, mas já conseguimos recuperar e agora todos os agentes da Guarda Civil Municipal estão realizando a requalificação profissional anual e teste de tiro prático. Isso é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp), a requalificação dos 319 Guardas Civis Municipais, que está acontecendo a cada quinze dias.

Jornal Pires Rural: Quais medidas foram tomadas para a eficiência do atendimento por parte do Pelotão?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Solicitei 6 caminhonetes, para um atendimento mais decente, e mais GCM, então a próxima turma que entrar na Guarda e se formar, acredito que irão mandar mais um pessoal pra cá.

Jornal Pires Rural: É sabido que o Pelotão Ambiental na gestão passada cuidava, além de roubos e furtos, da captura de animais silvestres e crimes ambientais. Na nova gestão qual será o rumo do Pelotão Ambiental ?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Hoje os atendimentos estão concentrados nas ocorrências de roubo e furto. Na questão de crimes ambientais eu tive que dar uma segurada nos agentes porque eles não foram credenciados novamente.

Jornal Pires Rural: Como funciona esse credenciamento?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Eu sou formado no curso superior de gestão ambiental, por isso fui convidado a ser o coordenador do Pelotão, por conta disso eu já venho autuando e atuando desde 2009, nas várias apreensões ocorridas em Limeira. Quanto aos outros agentes do Pelotão, será feito um convenio com o IBAMA, estamos aguardando a visita no próximo mês de coordenadores técnicos da instituição pra ver as condições do município e começar a atuar e autuar na multa administrativo fazendo a recolha do recurso para o município.

Jornal Pires Rural: Você acredita que essa gestão será um divisor de água para o Pelotão Ambiental?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: A minha parte estou fazendo, os tramites com o IBAMA já esta dando certo, hoje o município já tem autonomia para aplicação das Leis Municipais de crimes ambientais estamos aguardando a aprovação do novo Código Florestal pra verificar que tipo de adequação deverá ser feita ou não.

Jornal Pires Rural: Sobre as bases do Pelotão Ambiental, Horto Florestal e do Parronchi, elas estão funcionando?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: A base do Horto não funciona devido a falta de GCM, pois na verdade foi transferida desde 2009 para o Parronchi, onde o local é cedido por comodato à prefeitura e todo ano é refeito o documento onde o proprietário autoriza ou não a permanência do Pelotão no prédio. Como esse local não é da prefeitura, fica difícil a reforma do mesmo então, encontramos a solução de se estabelecer no Horto Florestal onde já existe uma base da Guarda e o local é da Prefeitura, e poderia ser ampliado para levar o Pelotão de volta pra lá.

Jornal Pires Rural: Essa mudança tem um prazo definido?
Ângelo Antonio Gomes de Oliveira: Não tenho como te informar sobre prazos, o que sei é que lá fica melhor devido ao Zoológico estar lá e pela grande aglomeração dos populares nos finais de semana. Eu torço pra que aconteça ainda em 2013, mas nessa parte não depende muito de mim.

[Matéria publicada originalmente na edição 124 do Jornal Pires Rural, 21/02/2013 - www.dospires.com.br]

Base do Pelotão Ambiental Municipal no Bairro do Parronchi

Secretário de Segurança Pública de Limeira, Maurício Miranda de Queiroz

Capa da edição 124 do Jornal Pires Rural - 21/02/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar