Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Dia da laranja traz novidade promissoras para pomares paulistas:




Na programação do 8º dia da laranja foram debatidos os temas sobre fertilizantes, benefícios do suco de laranja para a saúde e novas variedades de laranjas pigmentadas.
Realizado dia 10 de outubro, no Centro de Citricultura em Cordeirópolis, o evento trouxe, aos poucos presentes, as perspectivas do mercado de fertilizante diante do aumento significativo de preços e como isso afeta a citricultura, tendo como resposta o uso eficiente de fertilizantes. Segundo o agrônomo e pesquisador do Centro, Dr. Dirceu de Mattos, “as pesquisas com fertilizantes tem evoluído com as parcerias e investimentos em projetos. Um exemplo disso são os fertilizantes nitrogenados que, com as respostas das plantas, folhas e analises de solo estamos ajustando algumas calibrações e logo teremos recomendações aos citricultores”, disse.

Objetivo principal
No relato do Dr. Dirceu “o objetivo principal do Centro de Citricultura é garantir a produtividade e qualidade dos citros. Por isso a necessidade de realizar eventos como esse, para conseguir levar as informações para aqueles que estão na linha de frente do setor produtivo como técnicos, produtores e consultores”.

Novidades

A grande novidade desse 8º evento ficou por conta das variedades de laranjas pigmentadas que são espécies de gomos com coloração variante entre alaranjada conhecida até um vermelho quase bordô. Os sabores também são diferenciados sendo a de cor mais avermelhada de gosto mais doce e as de tom amarelo mais suaves porém mais suculentas. As laranjas pigmentadas são espécies promissoras para os pomares paulistas e, de acordo com Dr. Dirceu o Centro APTA Citros – Sylvio Moreira é uma área considerada “antes da porteira” porém o consumidor passou a ser objeto de estudo na pesquisa dessa variedade. “Não é nossa função direta mas é uma responsabilidade de buscar a cadeia como um todo”, concluiu.

Matéria publicada originalmente na edição 69 Jornal Pires Rural, 30/10/2008-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar