Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Vídeo documentário “Mãe-Nhãs” é apresentado em Limeira e região:




O vídeo documentário “Mãe-Nhãs” é uma produção do publicitário Marcel Menconi para a 1ª Homenagem à Mulher Rural de Limeira, em março de 2008. O vídeo foi realizado em parceria com a Ong Viva Pires e Jornal Pires Rural e está sendo exibido em diversos locais. A produção retrata a realidade e rotina de três produtoras rurais, Zelinda Costa Ferreira, bairro dos Lopes, Dulce Teztner, Vera Lúcia Stein Bürger, bairro dos Frades, todas pecuaristas de gado de leite. Mulheres empreendedoras que dedicam uma jornada de mais de 11hs de trabalho, diariamente, para complementar o orçamento familiar.
Desde o início do último semestre as apresentações vêm acontecendo em Limeira e região em locais como casa da agricultura, escolas técnicas e faculdades. Para surpresa do público e do elenco “Mãe-Nhãs”, está sendo revelado um total desconhecimento por parte dos jovens quanto a realidade da área rural de Limeira. A área rural de Limeira é totalmente inexistente para o cidadão urbano, se restringindo apenas a lembranças associadas à festividades em datas anuais e esquecidas ao longo do ano. Trata-se de uma alienação, o fato de a população negar que a área rural de Limeira contribui para a arrecadação do município e, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do país. É motivador para o elenco “Mãe-Nhãs”, Jornal Pires Rural e Ong Viva Pires o investimento para a cultura e desenvolvimento local na valorização da mulher e o que ela representa para a economia da família limeirense.

O resultado das apresentações tem proporcionado grandes parcerias entre a Ong Viva Pires e instituições renomadas do município, com o objetivo de proporcionar e suprir serviços, dos quais a área rural da região mais rica do Brasil, ainda é totalmente desprovida. Para Marcel Menconi o trabalho de lapidar as cenas capturadas, dar seqüência ao enredo do filme retratando o dia-a-dia na agricultura, foram momentos reveladores quanto ao precioso trabalho realizado com dedicação, por cada uma das mulheres. “A idéia surgiu, quando a minha esposa Adriana Fonsaca, pensou que alguém tinha que homenagear as mulheres da área rural e o papel que ela representa na sociedade, sabíamos que estava oculto. Resolvemos, então, exibir e valorizar essa realidade. Foi motivante fazer esse vídeo documentário, retratar a rotina, os valores, o papel da família e o poder que as mulheres têm para entrelaçar e envolver desde o trato com os animais, o preparo dos alimentos e o cuidado e carinho com os familiares”, declarou.

Matéria publicada originalmente na edição 69 Jornal Pires Rural, 30/10/2008-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar