Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 24 de janeiro de 2016

EDR de Mogi Mirim conclui LUPA dentro do prazo, nos 11 municípios em 100% das propriedades.


Grupo da CATI

O projeto Lupa (Levantamento censitário das unidades de produção agropecuária) nasceu da necessidade do governo do estado de São Paulo, mais precisamente da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, de atender à lei 8.510, de 29/12/1993 que exige que a mesma obtenha dados de área cultivada de todo o estado de São Paulo com a finalidade de coletar, organizar, atualizar e manter disponíveis a todos os interessados, dados gerais e específicos sobre a agricultura do estado de São Paulo. Tem também importância fundamental para os municípios no que se refere à área cultivada, já que, em função desses dados, garante um percentual no repasse de recursos do ICMS.
A missão de realizar esse levantamento foi da CATI, as Casa da Agricultura. O primeiro levantamento foi realizado em 1995 e o mais recente foi de agosto/07 a 31/03/2008. A EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural) de Mogi Mirim (inclui 11 municípios) concluiu 100% do levantamento em todos os municípios e propriedades. Segundo o diretor da CATI Mogi Mirim, Eng.º Agr.º José Luís Bonatti, o trabalho realizado contou com parceiros como o Sindicato Rural da região e prefeituras municipais, serviço de defesa agropecuária.
Segundo Bonatti “O dado que mais nos chamou atenção foi o aumento da produção e parcelamento do solo. No primeiro levantamento tínhamos constatado que 85% das propriedades rurais apresentavam áreas inferiores a 50 hectares. Neste levantamento (2008), constatamos que 90% das propriedades apresentam áreas inferiores a 50 hectares  e um dado preocupante é que 70% de áreas inferiores a 20 hectares. São propriedades tão pequenas que dificilmente será viável economicamente”.

Bonatti ainda afirma quando uma propriedade rural passa a ser inviável economicamente o proprietário busca subsistência na área urbana, e esses fatores podem aumentar o êxodo rural e diminuir a produção agropecuária. Cita o exemplo de uma propriedade de 50 hectares que, no primeiro levantamento, tinha um proprietário, já no segundo levantamento, os profissionais da CATI encontraram 23 proprietários da mesma família. “Os dados são muito preocupantes”, afirma Bonatti.


Matéria publicada originalmente na edição 60 Jornal Pires Rural, 31/03/2008-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então… 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar