Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A comercialização de orgânicos




A ciência não comprovou que os produtos orgânicos façam bem à saúde, mas já comprovou que o excesso de pesticidas encontrado nos alimentos faz muito mal á saúde. Em tempos que os córregos estão contaminados por metais pesados entre outros, o leite comercializado é impróprio para o consumo, exigir a procedência dos alimentos por nós consumidos deixou de ser uma neurose ou frescura. Resultados preliminares de uma pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, com financiamento da União Européia, a pesquisa indica que frutas e vegetais orgânicos possuem, em relação aos seus similares não-orgânicos, até 40% mais antioxidantes – substâncias relacionadas à diminuição dos riscos de câncer e de doenças cardiovasculares. O leite orgânico, por exemplo, pode conter até 80% mais antioxidantes do que o comum. O estudo, que começou há três anos, ainda está em andamento, a previsão é que seja finalizado em 2008.
José Roberto Dalfré, engenheiro mecânico, nem imaginava a existência dos produtos orgânicos quando foi trabalhar na fazenda Santa Tereza do Alto em Itupeva em 1999. Trabalhando na manutenção e criação de tudo o que envolvia a produção de orgânicos, a fazenda havia adquirido o certificado e produzia muitos alimentos, então, Dalfré foi convidado a distribuir os alimentos ali produzidos. “Começamos com uma feira em Itupeva, depois a feira de Piracicaba e a de Limeira (em frente ao Vô Lucatto), naquela época eu batia de porta em porta oferecendo os produtos para a dona de casa conhecer e consumir, assim formei meus consumidores e a Terra e Vida”.
O consumidor de produtos orgânicos apresenta poder aquisitivo médio, alto. Para Dalfré, o importante é ter consciência em relação ao poder aquisitivo, segundo o distribuidor, a dona de casa tem que saber comprar e ter consciência do quanto pode investir semanalmente no consumo de alimentos, sem desperdício. A comparação é entre aquele consumidor que compra em excesso um produto que está na oferta e não consegue consumir todo o montante, provocando perda, e aquele consumidor que sabe o valor e quantidade que consome durante a semana, sem desperdício.” O produto convencional não é tão resistente ao tempo de conservação do que o orgânico que oferece maior resistência por permanecer mais tempo no solo, ter maior consistência, não apresenta deficiência de nutrientes.A cenoura dura em média 70 dias na geladeira (armazenada adequadamente) enquanto a convencional costuma durar 30 dias, a batata vem suja de terra sem conservantes, permanecendo o sabor por mais tempo”, afirma.
Consumir orgânicos vai além de ingerir alimentos sem agrotóxicos, envolve um estilo de vida que propõe entender todo o ciclo de produção desde o comportamento de quem adotou esse sistema de produção e certificação até o entendimento de que para se consumir esses produtos as pessoas precisam adotar um comportamento diferenciado perante o senso comum. O que normalmente classifica os consumidores de produtos convencionais, segundo Dalfré, é a falta de disciplina e hábitos que os levam a consumir qualquer produto por não esperar pela safra do produto desejado naquele momento.

Limeira não tem produtor de orgânicos, chegou a ter um produtor de laranjas ( em outro município). “Os produtores que fazem propaganda de produtos sem agrotóxicos e naturais têm enganado os consumidores que acabam encontrando adubo, uréia e Randup para o mato; tenho ouvido muitos depoimentos de consumidores que se enganam com essas propagandas, eu só comercializo produtos certificados para ter garantia do que estou oferecendo”, afirma.


Matéria publicada originalmente na edição 51 Jornal Pires Rural, 15/09/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar