Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Agricultura Urbana - Motor para o desenvolvimento municipal sustentável




A Agricultura urbana faz parte do Programa Fome Zero, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e permite a produção de alimentos de forma comunitária com uso de tecnologia em especial com atuação das prefeituras, são implementadas hortas, lavouras, viveiros, pomares, canteiros de ervas medicinais, criação de pequenos animais, unidades de processamento/beneficiamento agroalimentar e feiras e mercados públicos populares. Os alimentos produzidos são destinados para auto-consumo, abastecimento de restaurantes populares, cozinhas comunitárias e  venda de excedente no mercado local, resultando em inclusão social, melhoria da alimentação e nutrição e geração de renda.
Nas cidades brasileiras existe uma prática de cimentar os quintais das casas e terrenos em volta de prédios e escolas. Com isso as pessoas se afastam da terra, dos pássaros, insetos e animais com falsos argumentos de higiene, limpeza e segurança.
Em muitas cidades da Ásia e hemisfério norte existe o oposto. O quintal e todos os espaços  abertos são usados para praticar a assim chamada ‘agricultura urbana”, produzindo verduras, ervas, frutas, cereais, cogumelos, até usando as paredes para produzir uvas. Muitos países permitem a criação de pequenos animais, peixes e abelhas para a produção de ovos, carne e mel. As autoridades sanitárias ditam as regras de higiene e mantém a fiscalização.
Além disso, existem cidades, como Vancouver (Canadá), mantendo hortas de demonstração para ensinar a milhares de canadenses como fazer composto a partir do lixo doméstico e as práticas de produção e conservação de alimentos. Para irrigar usa-se a água da chuva . Dados da FAO (Organização da Agricultura e Alimentos) mostram que os agricultores urbanos abastecem 45% do consumo de vegetais em Hong Kong, 50% em Karachi Paquistão, 85% em Xangai. Na Ásia 50% das famílias urbanas praticam a Agricultura Urbana.
Na cidade de Limeira, Dona Deizi Forster de Lima, aposentada, moradora do jardim Rossi, é cultiva agricultura urbana há muitos anos na área verde em frente à sua casa, transporta água, adubo e esterco, e a produção é para consumo próprio e doações. Mesmo não fazendo parte de nenhum programa que incentive a agricultura urbana, a “agricultora urbana ” conta que a atividade já faz parte da vida do casal, pois quando interromperam a atividade por motivos de força maior o marido sofreu muito, cita vantagens como segurança alimentar, economia, doação para os que pedem, atividade diária depois da aposentadoria. “ Quando começamos cultivar a área verde tinha muito mato e lixo, meu marido cercou o espaço que íamos utilizar e desde então nos dedicamos todos os dias na produção de feijão, acerola,  berinjela, giló, rabanete, beterraba, chegamos a produzir mais de 20 culturas diferentes, agora diminuímos por causa do sol quente”, conta Deizi.
Mudas para agricultura urbana
Para abastecer as centenas de hortas urbanas existentes em Limeira, é preciso ter mudas de hortaliças próximas ao centro urbanizado. Encontramos um pequeno terreno mantido por Dirceu Henrique, senhor aposentado, que há dez anos esta abastecendo esses diversos pequenos horticultores espalhados pela cidade. Quando começou a plantar na cidade, Dirceu, junto com mais cinco amigos limpou três terrenos próximos a casa deles, tirando todo mato e entulho, para preparar 32 canteiros cobertos de tela onde plantavam frutas, legumes e verduras que vendiam na vizinhança. “Depois de uns dois anos, muito mercados faziam oferta, como R$0,30 o pé de alface, todos corriam lá comprar e eu perdia minha produção”, comenta Dirceu.
No ramo de mudas ele resolveu apostar através de um conhecido de Americana que o ajudou a montar a estufa, “eu comprava as mudas dele e revendia por aqui. Passou o tempo tive que arrumar mudas em outros lugares. Alguns fornecedores começaram a fazer exigências na quantidade e freqüência que precisei ir trocando. Agora estou a três anos pegando mudas com a Angelita do bairro dos Frades. Eles trazem aqui semanalmente 25 bandejas de vários tipos de alface, couve, repolho, salsinha, cebolinha”, disse.
Ele comentou que no inicio foi difícil arrumar freguesia, mas hoje atende as encomendas por telefone. Os mais vendidos variam com a época do ano ele afirma, “quando está calor sai mais o alface. Quando vai virando para a época do frio, começa a sair mais brócolis, repolho, agrião e chicória. Mas eu já tenho controle, peguei experiência nesse tempo, já sei quando uma bandeja está boa para plantar”.
Os fregueses de Dirceu são bem variados, ele cita que vende para a horta do ISCA faculdade, e do hospital Humanitária, um mercado que planta hortaliças perto do horto florestal para abastecimento próprio, além de vários senhores aposentado de bairros como Cecap, Vila São Luis e Jardim Rossi e Nova Suiça. “Tenho uma reserva pra se alguém chegar aí sem encomendar eu faço a bandeja na hora, mas eu dou preferência para aquele que está comprando sempre, se sobrar ai eu passo pra frente”, disse.

 “Eu trabalho distribuindo as mudas apenas e meu sistema aqui é que a pessoa não trás a bandeja vazia para fazer a troca, ela leva e fica de trazer a bandeja depois, eu fico com o telefone dela agendado, se precisar ligo cobrando”, destacou.


Matéria publicada originalmente na edição 60 Jornal Pires Rural, 31/03/2008-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar