Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Produtores rurais de Limeira apresentam trabalho da ONG Viva Pires ao prefeito

Visando estabelecer parceria, foi agendado um encontro entre o grupo de produtores Viva Pires e o prefeito municipal Paulo Hadich. Foto:Jornal Pires Rural

O prefeito Paulo Hadich, reuniu-se com os produtores da ONG Viva Pires. O encontro, realizado na EMEIEF (R) Martim Lutero, teve como objetivo apresentar a Hadich o trabalho da ONG, que obteve a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tornando-se a única da cidade a ter este documento que permite o fornecimento de sua produção para a alimentação escolar. Com este documento, os produtores da ONG conseguem acessar os programas de aquisição de alimentos. “Estamos nos apresentando ao prefeito para firmarmos possível parceria para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar”, disse o presidente da ONG, Marcel Menconi.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Antonio Carlos Lima; e os secretários da Educação, José Claudinei Lombardi; da Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural, Marcelo José Coghi; além de funcionários do Departamento da Alimentação Escolar da Secretaria da Educação.

De acordo com Menconi, a ONG existe desde 2007 e tem o intuito de unir forças nas reivindicações para que o poder público cumpra seu papel frente às necessidades da população da área rural quanto à segurança, saúde, educação, conservação dos recursos naturais e transporte público. “A ONG acredita que a parceria com a prefeitura pode trazer resultados concretos para o desenvolvimento rural local, por meio da valorização do trabalho do homem no campo”, disse.

Conforme Hadich, o secretário de Agricultura esteve em Brasília e obteve o cadastramento de Limeira no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que transfere recursos aos municípios para aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. O prefeito pontuou algumas melhorias realizadas no primeiro ano de governo na área rural, que beneficiam os moradores e produtores rurais, como manutenção das estradas rurais e combate a problemas com segurança. “Além do roubo e furto, temos que nos atentar aos crimes ambientais, como parcelamento irregular e fossa negra”.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a Feira do Produtor, um espaço destinado para a venda de produtos da agricultura familiar. “Temos que oferecer algo aos produtores para combater o desperdício. Nada impede que o produtor limeirense também forneça até para a Central Estadual de Abastecimento, a Ceasa”, falou Lombardi.

O prefeito e o secretário da Educação pediram agilidade, visto que os alunos da rede municipal retornam às salas de aula no dia 6 de fevereiro.

Ao final da reunião, os presentes abordaram melhorias para o bairro, como manutenção das estradas rurais, asfaltamento da estrada do Zé do Pote e segurança, entre outras. Coghi informou que a prefeitura está buscando recurso federal junto ao Ministério das Cidades para alargar a estrada da rotatória do bairro até a Anhanguera, inclusive com a implantação de ciclovia. “Esta estrada será a entrada para o turismo rural da cidade”, disse Coghi.

Novas reuniões serão realizadas entre a ONG Viva Pires e a Prefeitura para firmar a parceria

Secretaria de Comunicações - Prefeitura de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar