Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 1 de novembro de 2015

Os garotos do Badminton

Esporte de origem asiática e o segundo mais praticado no mundo tem milhares de praticantes na China. Foi introduzido no Brasil, na cidade de Campinas por um chinês. As medidas de cada lado da quadra tem aproximadamente 6 m e a rede fica a quase 1,60m de altura. É jogado com raquetes e peteca pode ser praticado em dupla ou simples, não tem limite de idade ou tamanho. É dividido em categorias: Mirim até 11 anos; pé-mirim até 13 anos; infantil até 15 anos e as categorias juvenis e adulto D,C,B,A e A especial, a qual foi disputada nos jogos Pan-Americano Rio 2007. Onde a dupla brasileira Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka conquistou medalha de bronze.

Tiago Paiola Mantovani, 14 e Tomaz Paiola Mantovani, 17, praticam Badminton desde 2003 no clube Fonte São Pedro, em Campinas. Eles residem em Engenheiro Coelho nos finais de semana e em Campinas pela semana. Já participaram de diversos campeonatos e Tomaz inclusive fez um curso de arbitro tendo atuando no Pan do Rio, nas partidas de Badminton. “Fui pra lá, porque fiz contato e fiquei sabendo que eles estavam necessitando de auxiliares. Ganhei credencial, uniforme, alimentação e pude assistir alguns jogos de graça” conta Tomaz. Agora, seu irmão Tiago que também foi ao Pan mas para assistir aos jogos se concentra mais nos campeonatos. Em 2006 ele estava na categoria D, ganhando campeonatos nessa categoria. Por sediar a competição Pan-americano junior de Badminton, na cidade de Campinas, Tiago teve a chance de jogar e ver jogadores de vários paises da América. O resultado que colheu após sua participação foi que estava num ritmo tão forte de jogos e treinos que subiu da categoria D para a C e depois para a B em menos de um mês. Esse ano ele está classificado novamente para disputar o campeonato Pan-americano junior de Badminton, só que ele ainda precisa enfrentar um obstáculo é que a competição é no México e para isso ele precisa levantar um fundo. “A Confederação Brasileira de Badminton vai levar 5 atletas que estão no último ano da categoria juvenil. Eu como tenho ainda mais quatro anos pela frente se quiser ir tenho que arrumar US$ 1.500,00 (mil e quinhentos dólares) que é um pacote super econômico que a confederação conseguiu para tentar levar mais 30 atletas e inclui estadia, passagem e alimentação. Estou atrás de patrocínio para essa viagem”, revela Tiago. O ritmo de competições e a experiências de jogos de porte internacional faz os atletas evoluírem consideravelmente após a participação nesses campeonatos.




“O Badminton tem uma importância tão seria quanto à escola em minha vida. Treino todas as noites das 19h às 22h, à tarde faço musculação e sábado e domingo quando não tem competição, eu descanso” relata Tiago sobre sua rotina com o Badminton. “Quem ganhar o Pan junior no México está classificado para disputar o campeonato mundial na Nova Zelândia”, conta Tomaz, irmão de Tiago. Segundo ele a equipe que ganhou a primeira medalha para o Brasil de Badminton no Pan do Rio, está se aposentando e em 2011 terá o Pan em Guadalajara com renovação de atletas, “Se tivermos investimentos teremos chances de competir e trazer mais medalhas. O COB (Confederação Olímpica Brasileira) repassa uma verba muito baixa para a Confederação Brasileira de Badminton, por isso precisamos de apoio de empresas privadas”



Segundo eles o segredo para bons resultados é aliar força, agilidade, reflexo e estratégia. “É um esporte completo. O jogo de simples requer muita técnica. As equipes Americana e Canadense que ganharam ouro no Pan são muito fortes, treinam com técnicos experientes trazidos da China”, explica Tiago. De acordo com Tomaz é um jogo de pulso, “Você tem que bater na peteca e já se posicionar para a defesa. Tem que tentar jogar sempre a peteca no meio da quadra. Ela sempre traça uma trajetória em linha reta. Pouco efeitos são possíveis, o que acontece às vezes é mandar a peteca virada para o adversário e ele não a tem como rebater”.
O Badminton está em expansão no Brasil. Aqui os campeonatos são realizados desde 1992. As cidade que mais se destacam são Campinas, Rio e São Paulo. Em Porto Alegre a equipe feminina é bem forte mas esta longe dos resultados conseguidos pela equipe masculina. Esperamos que tudo de certo. Muita sorte e peteca pro alto, garotos!



Matéria publicada originalmente na edição 47 Jornal Pires Rural, 31/07/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar