A idéia básica do projeto, que está em fase de
desenvolvimento na Escola Dorivaldo Damm, localizada no Centro Rural do Pinhal,
é fazer através de uma vivência fotográfica, que os estudantes da 4ª série,
reflitam, discutam e compreendam as diversas relações sócio-ambientais,
culturais, políticas e econômicas existentes no Ribeirão Pires.
A análise iconográfica tem como objetivo que os estudantes,
em sua maioria moradores da zona rural utilizem as fotografias, produzidas na
fase de saída de campo, como meio para apresentar as diferentes percepções e
estimular novas leituras construídas sobre o Ribeirão. Através deste exercício
teremos os estudantes envolvidos no processo de aprendizagem, criando e
construindo uma percepção sobre o rio analisado.
A elaboração do projeto se deu após a participação do
pesquisador Luiz Vasconcelos da Silva Filho no diagnóstico ambiental do
Ribeirão Pires, realizado no ano de 2004 em convênio entre CESET/UNICAMP e ADL.
Essa atividade acadêmica faz parte de um projeto maior que é o estudo ambiental
da Bacia do Ribeirão Pinhal.
Para que o diagnóstico ambiental foi realizado, o
pesquisador percorreu o Ribeirão Pires em toda a sua extensão, o que
possibilitou a observação de vários aspectos como a falta de mata ciliar, o
assoreamento, vários pontos de erosão, captação ilegal de água, construções
próximas às margens, entre outros assuntos que mostram a necessidade de se
realizar ações de recuperação e preservação urgentemente.
Essa
situação motivou a criação de uma pesquisa científica e possibilitou a parceria
com a escola estadual para os estudantes, terem uma compreensão dos diferentes
aspectos e relações existentes que influenciam na qualidade do Ribeirão.
O conhecimento da complexidade das relações existentes pode
auxiliar o desenvolvimento de ações para a preservação do Ribeirão Pires,
importante não apenas por ser afluente de um dos rios de onde é captada a água
para o abastecimento da cidade, como também pela qualidade de vida que oferece
à população. E o desenvolvimento dessas ações deve ser compartilhado de forma
cooperativa entre a população, o poder público e a Universidade, em busca de
soluções para os problemas apresentados.
Em Limeira, o CESET/UNICAMP oferece o curso Superior de
Tecnologia em
Saneamento Ambiental , no qual seus alunos de graduação
desenvolvem os mais variados projetos na área de meio ambiente. Por falta de
contato mais próximo entre a Universidade, escolas e população, alguns desses
projetos ficam “descansando” em alguma estante “sedentos” para serem aplicados.
[Matéria publicada originalmente na edição 01 do Jornal
Pires Rural, 03/08/2005 - www.dospires.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário