Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Por oito horas e meia representantes de bairros visitam Limeira




Grupo de Conselheiros voluntários do Orçamento Participativo em frente à igreja Luterana nos Pires


Foi num clima descontraído que cerca de 50 pessoas, divididos em dois grupos, encarou a maratona, de oito horas e meia, dentro dos ônibus do transporte publico municipal. Os grupos eram formados por pessoas eleitas nos bairros para serem conselheiros e representantes no Orçamento Participativo (OP) e a participação na caravana pela cidade de Limeira, com o objetivo de conhecer de perto a realidade e necessidades de cada bairro, faz parte do compromisso firmado voluntariamente.

Conselheiros sugerem mudanças em áreas verdes de Limeira.

Oeste a Noroeste
O “city tour” saiu da Prefeitura por volta de 8:30 da manhã percorrendo a região Oeste, que compreende bairros como Jd. Nossa Senhora do Amparo, Jd. Alto da Graminha, Jd. Ouro Verde, Jd. das Paineiras emendado com a região Sul dos bairros Roseira, Jd. Do Lago, Jd. Lagoa Nova, Jd. Odecio Degan, Pq. Res. Ernesto Kuhl, CECAP e Jd. Pq. Novo Mundo. Circulando pelo Anel Viário chegamos à região Leste nos bairros Jd. Presidente Dutra, Jd. Alvorada, Pq Hipólito, Dom Oscar Romero, Jd. Boa Esperança e Vila Labaki. Seguindo em frente, veio a região Norte dos bairros Jd. Res. Granja Machado, Jd. Planalto, Pq. Res. Anavec que faz divisa com a região denominada Central 1 que teve uma rápida passagem pelos bairros Jd. Santo André e Pq. São Bento. De volta a região Norte passamos pleos bairros Jd. Das Laranjeiras e Jd. Vanessa tomando rumo a região Noroeste no Jd. Cidade Universitária, Jd. Morro Azul, Pq. Nossa Senhora das Dores, Pq. Res. Belinha Ometto e Bairro Geada onde o grupo parou para um almoço na Igreja Santa Ifigênia. Próximo a esse local, que fica quase aos pés do Morro Azul, está sendo construída 350 casas do projeto Minha Casa, minha vida e um Centro Esportivo também com verbas do PAC.

Prefeito Paulo Hadich acompanha trecho em ônibus com os conselheiros 

1, 2, 3 Rural
Por diversos bairros visitados há postos de saúde, centro comunitário, praças e locais de lazer para a comunidade. Durante as visitas pudemos acompanhar os representantes de cada bairro descrevendo as características, os problemas, as necessidades e as dificuldades que os moradores estão sofrendo ou foram superando ao longo dos anos.
Após o almoço, o prefeito Paulo Hadich juntou-se ao grupo para acompanhar um trecho da caravana que foi seguindo pelo bairro Pq. Nossa Senhora das Dores. Tomando nova direção fomos à região Rural 3, no bairro Parronchi. Lá foi mostrado um campo de futebol em uma área adquirida pela Prefeitura de Limeira que construiu um vestiário, cercou com alambrado o campo, mas a solicitação dos moradores ao Prefeito é que faça uma arquibancada e reforme o gramado que está todo esburacado e nunca foi usado. Do Parrochi seguimos para o bairro do Tatu que fica na região Rural 2. Nesse bairro os moradores pedem que na esquina do ponto final do ônibus seja feita uma melhoria transformando numa praça de lazer, no local tem um córrego que desemboca no ribeirão Tatu.

Grupo verifica erosão em cabeceira de ponte do Bairro dos Pires

Bairro dos Pires
Após uma breve parada no Horto Florestal a caravana se deslocou para a maior região de Limeira denominada região Rural 1, mais precisamente no Bairro dos Pires. Todos os conselheiros puderam perceber a precariedade do asfalto, assim como nas estradas de terra, a ocupação irregular do solo, a falta de equipamento publico, pois o bairro conta somente com a Escola Municipal, e se propuseram a descerem do ônibus para verificar a rotatória do bairro cuja ligação do Pires do Meio com os Pires de Cima é uma ponte que está em erosão nas suas extremidades, sendo uma questão de segurança publica para uma cidade resiliente como Limeira. 



Capa da edição 136 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 136 do Jornal Pires Rural, 16/08/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar